quarta-feira, 7 de maio de 2014

Artigo de Ricardo J. Botelho no ADForum

Aqui estão os passos que  qualquer profissional de Arquitetura ou Design de Interiores precisa dar para chegar ao ápice desde a criação ate o projeto executivo finalizado.

Passo 1: Inspiração
Começa com o breifing recebido do cliente e passa pela pesquisa, pensar e divagar na busca de alternativas criativas. Bem diferente da visão que o cliente em geral tem. Para ele o ato criativo e tão simples quanto escovar os dentes.

Passo 2: Conceito
O mote criativo. Uma espécie de fio condutor que determina a "pegada" do projeto. Tem a ver com a identidade do usuário e a capacidade do profissional de sentir e externar em traços e ancorar em pilares técnicos o projeto.

Passo 3: Aplauso
Depois de varias tentativas, processo que consome muito tempo do profissional, surge afinal uma ideia que parece atender o conceito e satisfaz o seu criador. Ate chegar nesse momento um tempo enorme foi investido e muita energia desprendida e perdida, nem sempre remunerada de acordo .

Passo 4: Refinamento
A ideia já esta ali, mas ainda precisa ser trabalhada, refinada em diferentes aspectos.

Passo 5: Evolução
Alinhar a concepção inicial do profissional com a percepção do cliente vai exigir uma grande dose de paciência e um árduo trabalho. Nesta etapa haverá um esforço para deixar a ideia totalmente em conformidade com os interesses e necessidades do cliente, sem perder os valores criativo e técnico do estudo ou do ante-projeto apresentado.

Passo 6: Detalhes
Uma vez aprovado pelo cliente, agora e hora de detalhar o projeto na etapa do executivo. Serão necessários desenhos e mais desenhos que permitirão a execução do projeto de maneira racional, funcional e ecnomicamente organizadas.

Passo 7: Sincronia
O projeto arquitetônico ou de interiores contara com elementos importantes tais como: projeto luminotecnico, paisagismo, segurança etc que precisam estar em sincronia com o projeto em si.