Gostei muito da postagem do site Almanaque dos Pais que selecionou 9 dicas super importantes sobre o assunto.
Compartilho com vocês logo abaixo:
Regras para visitar bebê recém-nascido
1-) Se não for da família ou muito íntimo, evite visitar no dia do nascimento
O dia do nascimento do bebê é exaustivo para a nova mamãe, que passou algumas horas se dedicando ao parto (seja natural ou cesariana) e sua recuperação. É importante que a nova mamãe descanse, fale pouco para evitar formação de gases, e que concentre sua energia em seu filho: amamentação, carinho, cheiro e declarações de amor. Portanto, se você não é aquele amigo íntimo, ou um familiar próximo, o melhor é evitar visitar no primeiro dia.
2-) Somente os mais próximos devem visitar o bebê na maternidade
Na maternidade a mamãe não tem muita privacidade, precisando algumas vezes expor os seios para amamentar o bebê, se levantar ainda meio desajeitada – devido ao parto normal ou cesariana – para ir ao banheiro deixando sua roupa íntima exposta, enfim, se você não tem muita intimidade com a mamãe, é melhor aguardar umas semaninhas para visitar o bebê em sua casa.
Algumas pessoas podem defender que a maternidade é um local adequado para visitas porque a mamãe não precisa “fazer sala”, mas lembre-se que a etiqueta para visitar um bebê em sua casa também desobriga a mamãe de servir qualquer petisco, deve ser sempre breve e em horário combinado! Falaremos sobre isso mais abaixo.
3-) Quando visitar o bebê recém-nascido em casa
Ao chegar da maternidade os papais levam um tempinho para ajustar a rotina em casa, organizar as roupas, desfazer malas e colocar a casa em ordem. Aguarde cerca de 2 semanas para visitar, porém ligue antes para saber qual o melhor momento.
Nunca peça para os papais nada além de água. Nada de cervejinha, café, suco, drinques, lanches ou petiscos. Você está indo para visitar o bebê recém-nascido e não para ficar jogando conversa fora e tirar a concentração dos papais em criar uma nova rotina com o bebê.
4-) Marque um horário
Não é agendamento de consulta, mas é importante que você ligue para a nova mamãe e combine um horário que seja bom para todos. Chegar no horário combinado é elegante e necessário!
Se notar que a outras pessoas estão chegando e a casa está ficando barulhenta ou cheia, é hora de parabenizar os papais e se despedir.
5-) Não use perfumes ou hidratantes muito cheirosos. Fumantes: Fiquem longe do fumo pelo menos 2 horas antes da visita
Cheiros fortes podem causar alergias no bebê e é por isso que as flores que a mamãe recebe ficam do lado de fora do quarto. Então nada de perfumes, hidratantes cheirosos e, obviamente, fumo.
O cheiro do fumo permanece na pele, roupa, cabelo e hálito por muito mais tempo do que 2 horas, mas se você não consegue ficar longe do fumo por pelo menos 2 horas antes da visita, é melhor manter alguma distância do bebê e da mamãe.
6-) Na hora da mamada dê privacidade para a mamãe
Se notou que está na hora da mamada, dê privacidade para a mamãe e bebê. Na maternidade a dica é sair do quarto até que a mamada tenha se encerrado. Se você está na casa da nova mamãe, ofereça para pegar um copo d’água para ela (amamentar dá uma sede enorme) e enrole alguns minutos até que a bebê já esteja mamando e a mamãe acomodada.
Após levar o copo com água, você pode aproveitar para ir ao banheiro e, se tiver mais intimidade, oferecer para preparar o banho da mamãe ou ajudar a organizar algum cômodo ou item que a mamãe esteja precisando.
7-) Quanto tempo deve durar a visita ao bebê recém-nascido
Visitas longas estão fora de cogitação! Sendo em casa ou na maternidade a mamãe está focada em satisfazer as necessidades de seu bebê e, quando sobra um tempinho, descansar. O tempo ideal da visita é de 20 minutos.
Lembre-se sempre: a casa não precisará estar arrumada para te receber, o mais importante é que mamãe e bebê estejam confortáveis!
8 -) Lave as mãos assim que entrar na casa ou quarto da maternidade
A primeira ação que você deve tomar ao entrar na casa ou no quarto da maternidade, é lavar suas mãos e passar álcool em gel. Faça isso antes mesmo de cumprimentar os novos papais.
9-) Se está doente, uma ligação é mais elegante que uma visita
Gripe, resfriado, mal-estar… não importa o tipo da doença, se há risco de ser transmissível é melhor deixar a visita para depois. O bebê ainda é muito frágil e o simples resfriado pode ter consequências desastrosas em seu pequeno organismo.